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quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Procon divulga balanço anual com crescimento nos atendimentos

Ano de 2014 fechou com 13.059 atendimentos, dos quais 12.349 tiveram soluções imediatas


A Coordenação de Proteção do Consumidor de Apucarana (Procon/Apucarana) divulgou hoje (8) o balanço anual das atividades de 2014. O ano fechou com 13.059 atendimentos, dos quais 12.349 tiveram soluções imediatas. O coordenador do Procon, Robson de Souza Cruz, observa o crescimento de casos encaminhados pelos consumidores ao órgão.
Comparado a 2013, o ano passado fechou com 1,2 mil atendimentos a mais. “Notamos uma tendência cada vez maior dos consumidores fazer valer seus direitos, depositando no Procon a confiança para solução do seu caso. Em 2014, resolvemos 70% dos casos que chegaram até nós”, informa Cruz.
Os casos sem solução, segundo Cruz, são relacionados especialmente a compras pela internet, envolvendo lojas fantasmas. “Ao contrário das empresas em que há representação física, nestes casos o Procon fica impossibilitado de contatar o responsável”, observa.
Mantendo a tendência dos últimos anos, a telefonia fixa e móvel continuam na liderança das reclamações. Foram 3.735, relacionadas predominantemente a cobranças indevidas e serviços não autorizados. Na sequência estão os bancos, financeiras e operadoras de cartões de crédito que somam 1.256 queixas. Já o comércio local, envolvendo situações de trocas de mercadorias, garantia de produtos e montagem de móveis, aparecem em terceiro local, com 1.069 demandas.
O contato com o Procon, um órgão municipal, pode ser feito diretamente na agência, localizada na Rua Corifeu de Azevedo Marques, 424 (entre a prefeitura e o Complexo Esportivo Lagoão), pelo telefone 3425-2034, ou ainda pelo e-mailproconapucarana@gmail.com. Atendimento de segunda a sexta-feira, de 8 as 12 horas, e das 13 as 18 horas.

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